Confira as tendências que se destacaram em uma das maiores exposições de alimentos do mundo. Essas startups vieram para ficar!

Cobrir todos os eventos “trendy” em alimentos não é uma tarefa fácil. No meio de tanta novidade, fiz uma seleção das principais tendências que deram o que falar neste último mês lá no “Winter Fancy Food Festival”, em São Francisco. Confira os destaques desta exposição de “alimentos especiais” que reuniu mais de 1.400 empresas numa exposição com mais de 90 mil produtos.

Mais do que nunca, o Fancy Show mostrou que um novo conceito de produto sai do mercado de nicho e invade a massa, trazendo novos atributos de saúde associados às experiências sensoriais e culturais. Segundo Denise Purcell, diretora de conteúdo da Speciality Food Association, empresa que promove o evento, “essa é a nova norma”. Não é mais um nicho de mercado para consumidores que conhecem alimentos especiais: “é simplesmente comida”, confirma Denise. E acrescenta: “os consumidores buscam a indulgência saudável. Eles querem prazer quando bem entendem, mas também querem obter por meio de produtos de alta qualidade”.

Este segmento de “alimentos especiais” é um mercado crescente, que em 2016 gerou $127 bilhões em vendas, maior do que os $88, 3 bilhões de dois anos antes. E logo vem a pergunta: quando isso chega no Brasil e na América Latina? Já chegou no Brasil e no México! O conceito de “saúde e nutrição” tem mudando bastante por aqui. O conceito não se baseia mais somente na ciência ou nos órgãos regulatórios, tampouco restringem-se aos benefícios dos alimentos ao corpo. O conceito de saudável, estabelecido por este novo consumidor millennial e pela futura geração Z, leva em conta a cadeia produtiva, os ingredientes, a procedência, o tempo de prateleira, o tom de voz e comunicação da marca.

Você já deve ter se deparado com o dilema dos claims de benefícios de saúde na inovação de alimentos. Como as startups reagiram? Elas mostraram que isso não é mais uma barreira, criaram marcas que conversam com este novo consumidor, que são transparentes, autenticas e de qualidade premium. Confira os destaques mais badalados no evento:

#1 Cookies salgados: já foi a vez dos iogurtes impulsionarem o sabor salgado e, agora, quem conquista o consumidor são os biscoitos que combinam o doce e o picante. Fique atento aos sabores que encantaram no Fancy Show: manteiga de alecrim salgada, manteiga de parmesão com funcho e sal marinho e damasco com pimentão vermelho.