Neste ano, as vendas globais da simples água engarrafada vão superar as bebidas com gás pela primeira vez, segundo o grupo de pesquisas de mercado Canadean.

As vendas de água engarrafada cresceram a um ritmo anual de 6% desde 2008, em comparação ao de 1,3% das bebidas carbonatadas. Esse crescimento vai levar as vendas de água a 238 bilhões de litros até o fim do ano, acima da previsão da Canadean para as bebidas gaseificadas, de 227 bilhões de litros. A água, portanto, se tornará a bebida sem álcool mais vendida.

Os consumidores da geração Y, principalmente nos países desenvolvidos, estão cada vez mais preocupados com a ingestão de aditivos e produtos muito processados. Em bebidas, passaram a preferir a água engarrafada em vez de refrigerantes.

O crescimento mais forte vem da Ásia, especialmente de China e Índia, onde os governos têm dificuldade para fornecer água encanada confiável de forma consistente para cidades cada vez maiores. As famílias de classe média, quando podem arcar com o preço, optam pela água engarrafada. Em países emergentes, a população não confia em água de torneira e, em mercados maduros, o jovem quer ser saudável.

A demanda por água engarrafa parece ter chegado para ficar. As perspectivas continuam brilhantes, com um crescimento médio a forte de dois dígitos esperado pelo menos até o fim de 2019.

Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)