O BHB – Building Healthier Brands é um Fórum de Tendências e Inovação realizado há oito anos para as indústrias de alimentos e bebidas. Nosso intuito é entregar conteúdos e discussões relevantes para os nossos clientes, colocando a inovação e comunicação em saúde, como importante pilar em seus negócios. Esse trouxemos uma novidade para a marca BHB, uma Edição Especial sobre Suplementos e Nutracêuticos .

Mercado que cresce a dois dígitos no Brasil mesmo em tempos de crise, precisa ser olhado mais de perto. Levamos ao evento mais de 50 representantes da indústria farmacêutica, que tem larga experiência em medicamentos prescritivos, mas quando falamos do mercado de consumo, ainda não existem rotas tão seguras e replicáveis! O consumidor é novo e o modelo de negócio “tropicalizado” nem sempre segue os mesmos moldes do que existe nos países mais desenvolvidos.

Para você que não esteve lá conosco, segue alguns Highlights do evento:

Cynthia Antonaccio, Fundadora da Equilibrium, apresentou as 5 principais tendências do mercado de suplementos e benchmarks internacionais , ah…nós fizemos um infográfico só sobre isso! Se quiser baixar clique aqui! Ela abordou cenário atual, dados de mercado segundo Euromonitor, e destacou  o crescimento mundial no número de marcas de suplementos, que atende desde vitaminas a fórmulas manipuladas, passando por bebidas isotônicas a barras de proteínas. Ressaltou ainda a importância de estar antenado as principais tendências deste segmento, que compreende: novos formatos, naturalidade, benefícios naturais, “esportificação” e nutrição personalizada e tecnologia.

Kátia Jotten, Gerente Sênior de Planejamento e Atendimento no Instituto Qualibest, trouxe dados curiosos  obtidos no estudo “Quem são os consumidores de vitaminas do país?” Fizeram parte desse estudo 1863 pessoas. Observou-se que a maioria dos consumidores de vitaminas são mulheres da classe B e que residem na região Sudeste. Também foi possível constatar que a maior parte dos entrevistados utilizam suplementos vitamínicos com a finalidade de bem-estar, cuidados estéticos e reposição de nutrientes. Entre as vitaminas mais consumidas se destacam: Vitamina C, Ômega 3, Vitamina D, Multivitamínicos e Ferro. Em relação à escolha desses produtos de suplementação, 53% dos entrevistados consomem os genéricos, 35% de marcas específicas e 28% manipulados. Se quiser saber mais sobre esse estudo entre em contato que direcionamos vocês a eles.

Devido a movimentação da ANVISA, referente de criação de uma regulamentação específica para esta categoria, Thaise Mendes, responsável pela área de Relações governamentais e Assuntos Nutricionais na empresa Herbalife Nutrition, apresentou a palestra “Avanços e conquistas no cenário regulatório Brasileiro”. Ela destacou que entre os principais desafios para a regulamentação dos suplementos no país estão: a isenção de prescrição, impactos em produtos que já estão no mercado, critérios para a incorporação de especificações e o fortalecimento pós-mercado. Mas de forma geral os avanços são positivos para a “categoria”

Margo Takeda – Sócia e Diretora Criativa da A10 Design – Ideias que transformam, trouxe em sua palestra “Cases de embalagem: como agregar valor ao produto com o Desing” a importância de se utilizar embalagens atraentes para se conectar com o consumidor, o que torna a comunicação mais clara, transparente e visível, um exemplo é o uso de QR Code, que contém informações adicionais sobre o produto. Ressaltou a importância do design da embalagem ser minimalista, moderno e chique, unindo inteligência e valores emocionais. E claro, ser funcional, com fácil abertura, leitura e armazenamento, e sempre adequadas as normas vigentes, ela deu um show mostrando diversos cases de sucesso e disruptivos

Por fim, a Giuliana Taglieri – Segment Manager de Pharma e Dietary Supplement LATAM da DSM, apresentou alguns cases, mostrando como o uso de novos formatos de suplementos proporcionam a entrega de novas experiências de acordo com o target maiores benefícios, novos ingredientes e personalização dos produtos. Em seguida, a Fabiana Silva, Gerente de Marketing da linha Achevita do Laboratório Aché, compartilhou o processo de inovação e comunicação da marca, mostrando a importância desses produtos para uma vida mais saudável.

Saímos com a certeza de ter inspirado o público presente e disponíveis a dar todo o suporte no desenvolvimento de novos produtos e suas comunicações 😉

A 8ª edição do BHB acontecerá dia 26 de outubro. Fique de olho em nosso site e redes sociais para saber mais informações.