Cientistas do comportamento humano da Universidade de Wageningen na Holanda desenvolveram um aplicativo que coleta informações dos usuários e os transforma em dados de massa para observar padrões de comportamento de escolha alimentar. Os usuários instalam o app e fornecem dados como sexo, escolaridade e renda e a partir de então recebem pop ups diários para prover informações do que consumiram nas últimas duas horas ressaltando a frequência, motivações de compra e horário de consumo. Quando avaliado “em longo prazo e com um número significativo de usuários, os dados serão excelentes para guiar e sugerir novos embasamentos para as equipes de P&D” ressalta o time de pesquisadores.

“Fazemos pesquisas no segmento de consumo e comportamento continuamente e vemos duas grandes oportunidades – a ascensão do mercado mobile gerando preciosos dados de consumo, e o gap de informações sobre como organizá-los em nosso favor” disse o líder do projeto Jos van des Putterlaar.

O aplicativo já está disponível para download apenas em holandês, mas Putterlaar afirma que em breve o aplicativo estará disponível para outros países e poderá ajudar não somente as indústrias de alimentos, mas também os governos que buscam entender o consumo e adequar suas políticas públicas de forma efetiva.

 

FONTE: FOOD NAVIGATOR