A indústria da beleza possui um novo segmento de oportunidades: o segmento esportivo. Um terço dos consumidores da França, Alemanha, Itália e Espanha dizem que praticam exercício físico de duas a três vezes durante a semana. Soma- se a isso, os fatos das estrelas esportivas femininas daquele continente ganhar cada vez mais destaque (tanto quanto os atletas masculinos). Com isso, as marcas de maquiagem identificam oportunidades de lançar produtos que possam agir na pele durante o exercício, ou ainda produtos de longa duração em um maior número de situações, como suor, água clorada da piscina, entre outras.

Embora o número de mulheres sedentárias no Brasil ainda seja alto, de 66,6% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitas se mostram adeptas da prática de alguma atividade física, e principalmente, gostam de registrar essa prática para publicação nas redes sociais. Desta forma, a maquiagem se torna item indispensável, na bolsa da maioria que pratica algum tipo de exercício físico. Na França, por exemplo, 43% das mulheres que se exercitam, dizem estar interessadas em utilizar maquiagens que permaneça fixada durante o exercício. Com isso, marcas como Clinique e Primark lançaram produtos específicos para o pré-durante e pós-treino. No Brasil, a marca Pink Cheeks, criada por três amigas corredoras, possui produtos que trazem benefícios para prática esportiva e minimizam os efeitos do sol na pele e no cabelo, e protetores resistentes ao suor e à água.

A tendência “A beleza ativa” do Relatório Global de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, 2017, identifica várias oportunidades para as marcas de beleza, e traz alguns insights como a possibilidade da maquiagem facial e corporal ser ativada pela água, liberando ingredientes condicionadores e nutritivos que melhoram o tom e a textura da pele, por exemplo.  A verdade, é que os consumidores estão cada vez mais ávidos por estar em forma e saudáveis, e com isso, as oportunidades para aumentar o bem-estar desse consumidor, migram também para categorias que ficavam distantes desse cenário.

Fonte: Mintel