A primeira edição do Fórum de Marketing Digital para Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizado pela Celta Seminários na FISPAL Tecnologia, aconteceu no último dia 26 e contou com a presença de importantes profissionais da indústria, que dividiram com uma platéia de mais de 100 pessoas, suas experiências e aventuras no marketing digital.

Com temas relevantes e atuais, a programação teve início com um debate sobre ”O desafio do novo gestor do marketing com as novas mídias e estratégias”, conduzido pela Marcia Azevedo, CEO da Grey Brasil. Participaram do debate Ana Paula Sarrão, Gerente de Marketing da Mondelez, Ana Paula Krainer, CEO do Studio Ideias e George Silva Leite, Líder de Transformação Digital da Coca-Cola. Ambos destacaram a importância de estabelecer uma cultura digital dentro das empresas e entender que todos os setores da empresa devem ter essa mesma mentalidade. George Silva comparou ainda, a chegada do marketing digital hoje, com o trade marketing no passado, onde os serviços precisam estar ligados de forma diferente considerando um novo cenário.

Em seguida, Fabio Tachibana, Vice Presidente de Mídia da Grey Brasil falou sobre “Gerenciamento de comunicação nas diferentes plataformas: Facebook, Instagram e Twitter”. Explicou sobre o alcance, que muitos observam como resultado durante as campanhas, mas que é uma métrica perigosa para medir o seu sucesso, pois, segundo o Facebook, a atenção do usuário no desktop e no mobile é diferente. No mobile, por exemplo, o usuário dispensa até 1,7 segundos da sua atenção à um conteúdo, enquanto no desktop, a atenção dispensada é de 2,5 segundos.

O Eraldo Benazzi, Gerente de Vendas do LinkedIn, apresentou em seguida a palestra sobre “Como o LinkedIn pode servir de plataforma de qualificação do seu público”, e mostrou que essa rede social profissional não pára de crescer. No Brasil são 33 milhões de usuários. Hoje o LinkedIn é visto mais como uma plataforma de conteúdo, do que uma rede social, onde o usuário gasta quinze vezes mais tempo procurando conteúdo do que vagas. A Andrea Kohler, Gerente de Marketing de Fini, apresentou a estratégia utilizada pela marca no LinkedIn, para engajar seus seguidores com a mesma mensagem divertida e descontraída utilizada em outras mídias.

E quem não lembra do divertidíssimo “lançamento” da Colomba Pascal 200% Uva Passa da Bauducco?! O Roberto Pasqualoni, Gerente de Marketing da marca contou os detalhes dessa campanha e todo o envolvimento e criatividade de uma equipe que trabalhou 24 horas por dia e 7 dias por semana, que gerou mais de 10 mil compartilhamento no Facebook e um crescimento de 12% nas vendas do produto, sem uva passa e com sabor Snickers.

O engajamento foi um dos assuntos mais discutidos durante as palestras, e a Renata de Carvalho, Gerente de Marketing da Heineken SOL Premium e Patricia Prado, Gerente de Marketing da Hershey’s apresentaram as estratégias utilizadas pelas marcas para engajar positivamente seus seguidores.

Outro importante case apresentado foi o de M. Dias Branco, detentora de 18 marcas, possui um software para gerenciar o desempenho de cada campanha nas redes sociais. Martim Ibrahim, Diretor de Marketing e Trade Marketing e Adriana Sampaio, Coordenadora de Marketing Digital do grupo, explicaram como analisam cada dado e apresentaram excelentes resultados da campanha da farinha de trigo Finna.

Nossa CEO Cynthia Antonaccio marcou presença, apresentando para a plateia a importância de se trabalhar em parceria com microinfluenciadores digitais quando o assunto é saúde e nutrição, sejam pessoas comuns que falam de saúde ou profissionais de saúde que exercem forte influência na decisão de compra do consumidor. Apresentou o formato de trabalho Equilibrium com esse público, e explicou o papel da nossa empresa como importante elo entre a marca e seus stakeholders.

O gerenciamento de crise é um assunto que deve sempre estar na pauta das empresas, e nas redes sociais, alguns assuntos ganham proporções ainda maiores, como fake news e crise de imagem. Cely Carmo, Diretora de Digital e Analytics América Latina da Burson-Marsteller falou com propriedade sobre o assunto e trouxe excelentes cases para exemplificar o tema.

Para encerrar a programação, Leandro Machado, Coordenador de Marketing Digital da Delloite Brasil, apresentou algumas de suas ações e estratégias para auxiliar na resposta à pergunta que não quer calar: “ROI em Marketing Digital: Como mensurar e apresentar a geração de leads e criar experiências para clientes”.

Parabéns à todos os envolvidos na organização do evento! Um dia muito rico com troca de experiências e opiniões, que mostrou a todos que estarmos apenas no início da jornada no marketing digital. E o principal: há muito que ser estudado, feito, testado, feito, estudado, feito etc 😉