O New Nutrition Businnes (NNB) lançou o relatório 10 Key Trends in Food, Nutrition & Health 2018, com as principais tendências de alimentação e bebidas que vão decolar nos próximos meses. A preocupação dos consumidores em relação ao açúcar continua em alta e é fator dominante no mercado de bebidas, evidenciando que os riscos e oportunidades para este segmento estão maiores do que nunca.

A redefinição das bebidas, de acordo com o relatório, é impulsionada por uma combinação entre diversas motivações para o consumo e diferentes grupos de consumidores, que buscam por opções de bebidas inovadoras, sem açúcar, com embalagens convenientes, que ofereçam simplicidade, saúde e bem-estar.

Diante desse cenário, as bebidas açucaradas perdem espaço para a água engarrafada, que ganha destaque como uma bebida “naturalmente saudável” e minimamente processada, mesmo que às vezes com adição de gás e sabores com essência de frutas. Os sucos tradicionais, como o suco de laranja, perdem força com o crescimento dos sucos prensados a frio, que chegam ao mercado com inovação de ingredientes e sabores a partir de mix de frutas e vegetais.

Outra tendência forte em bebidas, que está associada à saúde digestiva – como exemplo, o kombucha e outras bebidas fermentadas, como o kefir. O health halo effect é um dos principais motivos que impulsionam o kombucha como forte tendência.

Os consumidores, por sua vez, estão ávidos por inovações e dispostos a pagar a mais por produtos premium, principalmente se eles oferecerem embalagens convenientes e de dose única, que facilitam o consumo.

Não existem limites para inovar em produtos que possam combinar diferentes tipos de ingredientes, já que o mercado está aberto para novos produtos. E a sua empresa, está preparada para atender a este público?

Por Mariana Golgatti

Analista de Projetos da Equilibrium