SEM FAZER ISSO VOCÊ PERDE 97% DOS SEUS POTENCIAIS CLIENTES
Os seus consumidores encontram-se em diferentes estágios da jornada de compra. Alguns precisam ser educados, outros convencidos. Por isso, entenda como a criação e distribuição de conteúdo da sua marca de alimentos ou suplementos pode ser mais assertiva para influenciar esta jornada, de forma segmentada e estratégica para aumentar as vendas.
A criação de um conteúdo útil, que atenda dores e anseios reais dos consumidores, produzido com consistência é chave para construir um relacionamento forte com seu público até ele chegar ao ponto de comprar no seu e-commerce e fidelizar.
Produzir conteúdo é um problema? Sim, é um problema até para quem já produz conteúdo. Isso porque nem todo conteúdo é bom para converter em vendas. A criação de conteúdo requer técnica de tração com a persona, técnica de SEO e, acima de tudo, estratégias de específicas para cada segmentação de clientes.
Segundo o expert em vendas e marketing digital, Chet Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% do seu público está pronto para comprar. A maioria precisa ainda ser educado para continuar na jornada até chegar a comprar no seu e-commerce. O autor segmenta da seguinte forma:
- 3% são os interessados em comprar no momento atual;
- 7% estão abertos a considerar a solução;
- 30% não estão pensando nisso agora;
- 30% acreditam não estar interessados;
- 30% definitivamente não estão interessados na compra.
Se você investe em campanhas pagas e faz bem feito, é bem provável que obtenha muitos visitantes (leads) que podem vir a ser consumidores. Mas ainda estão no início da jornada de compras.
Mas é este visitante, que é o maior grupo, se somarmos as % acima, 97% das pessoas, ao clicar no seu site ou instagram ainda não vão comprar seu produto e se não encontrarem conteúdos úteis para o que precisam no momento, não iram avançar na jornada de compra e seu investimento em mídia paga pode ser ineficiente, uma vez que ele vai embora.
Por outro lado, se conseguirmos ter conteúdos de valor que despertam o interesse deste consumidor, ele pode se tornar um lead qualificado, ou seja, um consumidor interessado de verdade.
Como se dá a segmentação destes consumidores ( leads)?
Os diferentes estágios que os consumidores percorrem no relacionamento a partir do marketing digital é chamado de funil de vendas. Confira cada um deles :
O que fazer para criar conteúdo que convertem em vendas?
Até aqui entendemos que precisamos gerar conteúdos específicos para cada segmentação de consumidor (lead) na jornada de compra. E com isso nutrir este lead de informações que ele deseja.
Por isso, usar materiais e canais específicos do fundo do funil de vendas com um consumidor que ainda não está pronto para este tipo de impacto, pode ser um investimento e tempo mal aplicado. É provável que ele precise ser ainda educado.
Dessa forma. o marketing de conteúdo pode ser mais efetivo neste relacionamento baseado em educação. E neste caso, conteúdos de blog, newsletters, e-mails e uma presença marcante nas redes sociais. Em qual destes sua marca está educando seus consumidores e influenciadores?
É curioso ver que marcas americanas como Chobani, General Mills, Justin’s, Halo top e muitas outras trazem newsletters mensais aos seus clientes e influenciadores. Aqui no Brasil, após vasta busca, tivemos dificuldades em encontrar. Parece que por lá a estratégia do marketing digital não se resume a instagram! Estão mais avançados na segmentação.
Então, como a distribuição de conteúdos da minha marca de alimentos ou suplementos pode ser feita?
Precisamos estudar seus consumidores na jornada de compra, bem como as suas dores e anseios.
Incluir em seu plano de marketing a comunicação com um público mais especializado, como os influenciadores, os nutricionistas e médicos.
Todos estes públicos, devidamente segmentados, demandam um conteúdo específico. Com base nisso, veja algumas possibilidades de distribuição que realizamos aqui pela Equilibrium, como estratégia orgânica, ou também como mídia paga.
Confira alguns conteúdos e canais para cada estágio da jornada
Dessa forma, antes de sair fazendo campanhas de mídia paga (seja display no google ads ou anúncios no FB e instagram), é preciso entender o momento da persona na jornada, pois lembre-se apenas uma parcela pequena ( 3% + 7%) está pronto para receber uma oferta de vendas.
Então, como a distribuição de conteúdos da minha marca de alimentos ou suplementos pode ser feita?
No marketing digital, distribuir conteúdo significa publicar os seus conteúdos em diferentes formatos de mídia ( texto, vídeo, fotos, áudio), em diversos canais (blog, youtube, podcasts, instagram, facebook, whatsapp, etc…) para chegar ao seu futuro consumidor/ influenciador. E tudo isso pode ser pensado em diferentes estratégias como uma aula, um infográfico, uma newsletter, etc.
Essa distribuição do seu conteúdo em diferentes formatos otimiza esforços e investimentos.
Não adianta mais só gerar um conteúdo isolado, tudo tem que estar interligado.
Conte com nosso time da Equilibrium Latam para pensar no melhor formato e na construção de todo o seu CRM e a segmentação do seu funil.