A última pesquisa conduzida pelo IBOPE em 2012 aponta que o Brasil possui 15,2 milhões de vegetarianos, o que corresponde a 8% da população. Este número expressivo e as tendências relacionadas ao vegetarianismo divulgadas pelas principais agências de inteligência faz com que as pesquisas em torno deste assunto sejam cada vez mais frequentes. O estudo mais recente foi divulgado pela Universidade George Washington em associação com o Comitê de Médicos para Medicina Responsável de Washington, EUA mostrou resultados favoráveis nos níveis de colesterol total e LDL quando os indivíduos seguiam uma dieta vegetariana (em especial a vegana) em comparação com uma dieta onívora.
A análise incluiu 40 estudos, dentre eles 30 foram observacionais e 19 foram ensaios clínicos. Os resultados apontaram também que uma dieta vegana tem melhor efeito nos níveis de colesterol que uma dieta ovolactovegetariana (quando há o consumo de ovos e leite). Os pesquisadores apontaram que adotar uma dieta vegetariana ou vegana, pode ser uma opção efetiva para reduzir os riscos de doenças cardíacas e outras doenças crônicas, como pressão arterial. Estudos anteriores já documentaram benefícios semelhantes, incluindo perda de peso.
E como será que anda o comportamento do brasileiro em relação ao tema?
Recentemente a Equilibrium em parceria com a Galunion, consultoria especializada em foodservice, realizou um estudo do mercado vegetariano no Brasil onde ouviu 4.445 consumidores, 182 profissionais de saúde, estudou e analisou os principais reports globais sobre vegetarianismo e acompanhou os principais lançamentos de produtos do varejo e da indústria brasileira. Neste estudo, é possível conhecer profundamente os hábitos alimentares dos consumidores vegetarianos, avaliar a opinião dos profissionais de saúde e entender a oferta vegetariana no foodservice, além de obter vários insights para definir as rotas do seu negócio. Entre em contato conosco para obter mais informações.
Fonte: Food Navigator