Conteúdos

SAÚDE

Você aproveita os eventos de inovação para provocar seu time?

emial carta CEO

Compartilhe via

Twitter
WhatsApp
Facebook
LinkedIn

 

Você acompanhou os eventos de inovação do primeiro semestre de 2022, como o SXSW, EXPO WEST, APAS, NRF e outros?  

E olha que ainda temos NIS- Nutri Ingredients Summit, dias 30 e 31 no Transamérica, BioBrazilFair & Naturaltech e claro, no segundo semestre o nosso BHBFoodFestival. 🎉 

São tantas novidades e conexões que nem sempre é fácil fazer um download de tudo e “cascatear” todos os insights para os times, concorda ?  

Por isso, divido com vocês algumas reflexões importantes que notei, visitando ou acompanhando estes eventos.   

  1. O mercado de alimentos, bebidas e suplementos, que busca crescimento e inovação, pode aproveitar uma “massa crescente” de consumidores que busca um equilíbrio entre sabor e bem-estar físico e emociona, ao invés de se concentrar em nichos da busca apenas por necessidade e ideologia.  

Bem estar físico e mental é disparado o tema mais relevante para os brasileiros, segundo o estudo Edges 2023. 

  1. O mercado brasileiro de inovação em alimentos e bebidas está cada vez mais consciente de que do outro lado, existe um consumidor emergente. Um consumidor que mesmo em tempos de crise, busca um melhor custo- benéfico, sem abrir mão da indulgência para se divertir, mas também procura conexões, tranquilidade e autocuidado. E este consumidor está conectado a uma comunicação autêntica, descolada e altamente influenciada por novos atores: profissionais do bem-estar, gamers, ativistas e até memes . Vale se relacionar mais de perto com eles. 
  1. Novas marcas surgem para provocar e reinventar categorias tradicionais. Barras, cereais, chocolates, bebidas, snacks, pães e produtos similares vêm com um toque de humor, substituindo ingredientes e formulações daqueles que construíram a história dessas categorias.  E ao mesmo tempo que reinventam cereais, spreads, biscoitos, chocolates, bebidas lácteas, salgadinhos, carnes e leites trazem uma comunicação que conversa com a nova geração : muito appetite appeal, com irreverência e justiça.   

Portanto, a antiga fórmula de copiar e colar o que foi visto na última Natural Expo West, ou pegar um protótipo pronto com o co-packer, e colocá-los no varejo com a mesma equipe de vendas de seus produtos tradicionais não funciona mais. 

  1. As marcas já estão percebendo a necessidade de um processo de co-criação, mesmo que inicialmente focado em edições limitadas. Pode ser uma ótima forma de começar. Aqui na Equilibrium, fazemos pesquisa frequentes para marcas com produtos em desenvolvimento, perguntando a especialistas da saúde, que entendem e interagem muito com esse novo consumidor. As pesquisas servem para trazer novas ideias ou até mesmo o “tira-teima” para o lançamento. Juntamos a isso, análises nutricionais comparativas e benchmarks para desenvolver rotas de comunicação assertivas e diferenciadas. Junte-se a nós! 

Me despeço com um convite especial! Esperamos por você na NATURALTECH, entre os dias 14 e 17 de junho no Anhembi. Em parceria com a organização do evento, elaboramos a metodologia de avaliação para o primeiro prêmio para produtos da feira. Formamos um júri 100% com profissionais da saúde e durante a feira, estaremos com diversas ações voltadas aos nutricionistas. Nutrition Tours, Palestras, e um lounge especial e exclusivo para esses profissionais.  

Entre em contato conosco para entender melhor como esse evento pode ser um “wake-up call” para o seu próximo planejamento, nós temos uma solução perfeita para seu time e desafios de inovação. 

Cynthia Antonaccio – Sócia fundadora da Equilibrium  

blog

Publicações relacionadas

O ano de 2023 marcou o “poder

emial carta CEO

  Você acompanhou os eventos de inovação

tendencia embalagens

Na indústria de alimentos e bebidas, a

Pos bioticos a nova promessa para o bem estar digestivo

Foi-se o tempo em que esse bem-estar

fale com um especialista

soluções em conteúdo e serviços é com a Equilibrium