Você acompanhou os eventos de inovação do primeiro semestre de 2022, como o SXSW, EXPO WEST, APAS, NRF e outros?
E olha que ainda temos NIS- Nutri Ingredients Summit, dias 30 e 31 no Transamérica, BioBrazilFair & Naturaltech e claro, no segundo semestre o nosso BHBFoodFestival. 🎉
São tantas novidades e conexões que nem sempre é fácil fazer um download de tudo e “cascatear” todos os insights para os times, concorda ?
Por isso, divido com vocês algumas reflexões importantes que notei, visitando ou acompanhando estes eventos.
- O mercado de alimentos, bebidas e suplementos, que busca crescimento e inovação, pode aproveitar uma “massa crescente” de consumidores que busca um equilíbrio entre sabor e bem-estar físico e emociona, ao invés de se concentrar em nichos da busca apenas por necessidade e ideologia.
Bem estar físico e mental é disparado o tema mais relevante para os brasileiros, segundo o estudo Edges 2023.
- O mercado brasileiro de inovação em alimentos e bebidas está cada vez mais consciente de que do outro lado, existe um consumidor emergente. Um consumidor que mesmo em tempos de crise, busca um melhor custo- benéfico, sem abrir mão da indulgência para se divertir, mas também procura conexões, tranquilidade e autocuidado. E este consumidor está conectado a uma comunicação autêntica, descolada e altamente influenciada por novos atores: profissionais do bem-estar, gamers, ativistas e até memes . Vale se relacionar mais de perto com eles.
- Novas marcas surgem para provocar e reinventar categorias tradicionais. Barras, cereais, chocolates, bebidas, snacks, pães e produtos similares vêm com um toque de humor, substituindo ingredientes e formulações daqueles que construíram a história dessas categorias. E ao mesmo tempo que reinventam cereais, spreads, biscoitos, chocolates, bebidas lácteas, salgadinhos, carnes e leites trazem uma comunicação que conversa com a nova geração : muito appetite appeal, com irreverência e justiça.
Portanto, a antiga fórmula de copiar e colar o que foi visto na última Natural Expo West, ou pegar um protótipo pronto com o co-packer, e colocá-los no varejo com a mesma equipe de vendas de seus produtos tradicionais não funciona mais.
- As marcas já estão percebendo a necessidade de um processo de co-criação, mesmo que inicialmente focado em edições limitadas. Pode ser uma ótima forma de começar. Aqui na Equilibrium, fazemos pesquisa frequentes para marcas com produtos em desenvolvimento, perguntando a especialistas da saúde, que entendem e interagem muito com esse novo consumidor. As pesquisas servem para trazer novas ideias ou até mesmo o “tira-teima” para o lançamento. Juntamos a isso, análises nutricionais comparativas e benchmarks para desenvolver rotas de comunicação assertivas e diferenciadas. Junte-se a nós!
Me despeço com um convite especial! Esperamos por você na NATURALTECH, entre os dias 14 e 17 de junho no Anhembi. Em parceria com a organização do evento, elaboramos a metodologia de avaliação para o primeiro prêmio para produtos da feira. Formamos um júri 100% com profissionais da saúde e durante a feira, estaremos com diversas ações voltadas aos nutricionistas. Nutrition Tours, Palestras, e um lounge especial e exclusivo para esses profissionais.
Entre em contato conosco para entender melhor como esse evento pode ser um “wake-up call” para o seu próximo planejamento, nós temos uma solução perfeita para seu time e desafios de inovação.
Cynthia Antonaccio – Sócia fundadora da Equilibrium