QNews

11 nov4 dicas de ouro para se relacionar com nutricionistas da forma correta


Quando as pessoas me perguntam se o trabalho de professional marketing com nutricionistas funciona.. eu digo, depende. Mas se seguir as 4 dicas de ouro para se relacionar com nutricionistas da forma correta, a resposta é sim.

Desde que me formei em nutrição sempre fui uma entusiasta por marcas. 

Sendo profissional da área, e tendo experiência de atendimento em consultório, eu posso afirmar que 100% das pessoas que vão em consulta com um nutricionista perguntam sobre alguma marca de alimentos, bebidas ou suplementos.

TODO NUTRICIONISTA é apaixonado por alimentação. E olhando para esse profissional, como entusiasta e formador de opinião, quando o assunto alimentação ele terá na ponta da língua sua lista de marcas e produtos preferidos.

O que fazer então para seu produto estar no TOP 10 desse profissional? Você deve se perguntar, “o propósito da minha marca se conecta com esse profissional?”

Fizemos uma pesquisa na Equilibrium Latam com 254 nutricionistas de consultório de todo Brasil e encontramos:

94% dos nutricionistas acreditam que uma marca de alimentos pode ajudar com ações e/ou materiais para auxiliar a promover hábitos mais saudáveis e quebrar as barreiras do dia a dia dos seus pacientes.

Em um universo de mais de 150 mil profissionais, mas tão diversificado em áreas de atuação, QUALIDADE importa mais do que QUANTIDADE.

Vivi na prática a experiência de receber contato de marcas em meu período de consultório. 

Fui propagandista, como apaixonada por marcas e boa comunicadora, sabia adaptar a mensagem de acordo com cada profissional do meu painel. E acredite, uma visita para apresentar um produto pode virar uma “aula”. 

No PDV, como consultora nutricional para uma marca, observei o quanto no momento da compra os clientes ainda têm dúvidas e como é fácil que a troca aconteça. Nesse sentido, o contato com um especialista faz toda a diferença, promovendo engajamento e aumento de vendas.

Então, não trata-se apenas de só contratar um nutricionista para fazer as ações para sua marca. É necessário conhecer o mercado, os profissionais, acompanhar as mudanças e desenhar a estratégia correta para cada marca.

Mas quais são de fato as 4 dicas de ouro para se relacionar com nutricionistas da forma correta?

 

1- Nutricionista não é tudo igual, fale com os profissionais certos

Apenas 30% dos nutricionistas formados no Brasil atendem pacientes em consultórios, clínicas e ambulatórios, entre esses, existem as especialidades ou nichos de atendimento, por afinidade, que geralmente são: nutrição funcional, nutrição vegana, vegetariana, nutrição esportiva, nutrição e fitoterapia, nutrição materno infantil. Algumas tradicionais, outras comportamentais. Você precisa entender esses nuances e ativar sua comunicação com os profissionais certos, que de fato poderão prescrever seus produtos

2- Linguagem Correta

O nutricionista é um profissional de saúde. Não adianta falar dos benefícios do seu produto sem apresentar a ciência por trás dele. Uma linguagem técnica e menos comercial é fundamental para que ele te dê ouvidos e transmita credibilidade. Outra dica importante é falar sobre o processo produtivo, origem dos ingredientes.

3- Com os canais adequados 

Seja uma abordagem digital ou presencial, ela deve ser primeiro permitida pelo profissional. Agora então, com as novas regras de proteção de dados, fica mais difícil. Escolher uma plataforma de comunicação que já reúne esse profissionais  pode ser mais assertivo e econômico do que buscá-los um a um. Nós da Equilibrium fizemos o pré lançamento da ACADEMIA da NUTRIÇÃO para as marcas, que será lançado em Janeiro de  2021 para os nutricionistas. Posso te mandar a apresentação sobre ele se você quiser.

4 – Conteúdo de valor para o profissional (é sobre as dores dele, não as suas) 

Nossa tendência é sempre falar do produto, ficar exaltando suas características e benefícios nutricionais. Sim, isso precisa ser abordado, mas antes, você precisa desenvolver conteúdos que gerem valor para a prática clínica desse nutricionistas. Ferramentas, bibliotecas, e-books temáticos, cursos, assuntos que tratam além de seu produto, fazendo ainda total sentido com o propósito de sua marca. 

Trabalhar com marketing profissional funciona, mas é preciso fazer da maneira certa, ter um produto de qualidade e frequência na comunicação.

 

Quer saber como podemos ajudar a sua marca nessa missão? Entre em contato!

Abraços,

caroline.martinelli@equilibriumlatam.com

Carol Martinelli


0 Comments

Leave A Comment

Deixe uma resposta