O consumidor está sempre em busca de novidades, principalmente aquelas que lhe atendam de forma prática e que traduza o seu comportamento e estilo de vida. As marcas antenadas nesses desejos, produzem cada vez mais opções customizadas, seguindo também as tendências do mercado.

O New Hope Network divulgou recentemente a Cosmetics & Personal Care Trends para 2017 e uma das tendências que o material trouxe foi a “Natural beauty is the new craft beer”, que fala sobre o resgate do natural. O consumidor está em busca de transparência, e o desafio das marcas é conseguir transmitir esses valores ao consumidor, que vão desde boas práticas comerciais até a pouca ou nenhuma utilização de ingredientes artificiais em seus produtos. Os consumidores buscam ainda uma conexão do seu estilo de vida com a marca que utiliza. Esse comportamento pode ser percebido pela crescente demanda de shampoos e outros produtos para os cuidados com os cabelos com claims diferenciados, que remetem a naturalidade, que segundo o Insituto de Pesquisa Kantar registrou crescimento de 9%, mesmo diante do cenário econômico instável. Esse número também reflete o fato de muitos consumidores terem deixado de ir ao salão de beleza, ou diminuir a frequência, e passarem a buscar soluções com melhor custo benefício no varejo.

Para o diretor de Personal Care da Unilever, Luiz Henrique Dente, o conceito de naturalidade tem levado as mulheres cada vez mais a buscarem produtos finalizadores, que permitam a obtenção de um visual ou cachos mais definidos e volumosos, além de buscarem rotinas de tratamento sistematizadas. Devemos considerar também, que a shopper desta categoria está sempre disposta a conhecer novos produtos que elas enxergam como tendências. Segundo dados da Nielsen, este mercado cresceu em 6,5% em valor no ano de 2016 quando comparado a 2015. O Brasil ocupa hoje o quarto lugar no ranking de consumo de  produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, porém deve chegar ao terceiro lugar em breve.

Você já pensou em como sua marca está respondendo a esse comportamento do consumidor? Ingredientes, embalagens, postura da empresa, todos esses fatores influenciam a decisão de compra do consumidor. Na Equilibrium nós o ajudamos a pensar no posicionamento da sua marca e desenhamos toda a estratégia de comunicação para os diferentes stakeholders. Entre em contato conosco para apresentarmos nossos serviços!

Fonte: Abihpec