O Grupo Carrefour anunciou a compra da empresa do segmento de foodtech e-mídia liderada por Alexandre Canatella, focada em conteúdo digital que controla os sites Cyber Cook, Vila Mulher e Mais Equilíbrio. A aquisição faz parte da estratégia do grupo em transformação digital e transição alimentar.

“Esta transação representa um passo relevante no desenvolvimento da nossa estratégia omnichannel Brasil, a partir da qual estamos investindo na inovação para oferecer serviços que facilitem cada vez mais a jornada de nossos clientes”, segundo Noël Prioux, presidente do Carrefour Brasil.

Cyber Cook, principal pilar na estratégia do grupo, é um dos players mais relevantes atuando nas comunidades gastronômicas e culinárias na internet, possui um tráfego de 4 milhões de visitantes por mês e dispõe de mais de 100 mil receitas compartilhadas pelos próprios usuários. A ideia é integrar o conteúdo do site com o e-commerce do grupo, dessa forma, será possível comprar os produtos citados nas receitas, assim como acessar receitas do portal ao adquirir alimentos no e-commerce. Será possível também localizar receitas a partir dos ingredientes que o consumidor comprou ou tem em casa. “Ao oferecer ferramentas para planejar as compras e refeições, ajudamos o usuário a otimizar tempo, recursos e os próprios alimentos, comprando de maneira mais inteligente e sustentável”, ressaltou Canatella que irá liderar o negócio.

No início de outubro o Grupo Carrefour fez outros grande anúncio, o movimento Act For Food, um projeto global que visa oferecer cada vez mais variedade de produtos orgânicos e saudáveis com preços acessíveis. Segundo Noël Prioux, os produtos orgânicos são em média, 25% mais caros que os produtos convencionais, o objetivo é que essa diferença seja reduzida para 15%. Além disso, pretendem atuar mais próximos dos pequenos produtores, auxiliando em suas dificuldades de produção, por exemplo.

Incrementar a experiência de compra do consumidor nos ambientes online e offline acontece em todo o mundo. Vimos no ano passado a aquisição do Whole Foods Market nos EUA pela Amazon e a diminuição dos preços foi uma das primeiras mudanças notadas, pois, segundo a Amazon, um dos objetivos da aquisição era tornar os alimentos de qualidade, naturais e orgânicos acessíveis para todos. Alguns produtos tiveram desconto de 43%. Outra novidade, foi o Whole Foods passar a vender o Amazon Echos e Echo Dots, aparelhos de assistência virtual para casas inteligentes para facilitar as compras online, já que é possível encontrar os produtos Who­le Foods no site da Amazon e Amazon Fresh.

Seja qual for a sua estratégia, lembre-se que a a personalização, a conscien­tização (dos valores e propósitos da sua mar­ca) e as tecnologias disponíveis devem estar no topo das suas estratégias. Elas formam o fio condutor entre o sucesso real e virtual das suas vendas. Conte com o Time Equilibrium para criar ações diferenciadas para que a experiência do seu consumidor seja única!

Fonte: Valor Econômico e Carrefour