Blog

Marketing Nutricional

24 fevMARKETING NUTRICIONAL: Como usá-lo na indústria de alimentos, bebidas e suplementos?


O uso do marketing nutricional na indústria de alimentos, bebidas e suplementos tem a função de informar o consumidor sobre o perfil nutricional de seus produtos, o propósito e a missão da empresa. Isso tudo com o objetivo de aumentar os resultados de vendas por meio da transparência e da geração de valor. 

O Brasil é, segundo a Euromonitor Internacional , o quarto maior produtor de alimentos com perfil saudável do mundo. Além disso,  a nutrição ganha um espaço cada vez maior nas redes sociais e na pauta dos influenciadores, dentre eles os nutricionistas. Ou seja, o cenário é atraente e competitivo para trabalhar o marketing nutricional. 

 

Como pode ser trabalhado o marketing nutricional na indústria de alimentos, bebidas e suplementos? 

Há várias possibilidades para um trabalho de marketing nutricional que torne a marca promovedora de saúde e de um consumo consciente e sustentável. 

Hoje, principalmente na era pandêmica, segundo dados da Mintel 2021, o consumidor deseja que a marca o ajude a ser um consumidor mais consciente e sustentável. E espera que a marca tenha uma comunicação transparente, ética, útil e inclusiva. 

Vamos listar algumas possibilidades?

A embalagem. 

Quais claims utilizar? Quais descrições podem vir associadas para ajudar o consumidor, no preparo, na composição da refeição, ou mesmo, com serviços adicionais de descarte ou reutilização de embalagem, na compostagem? 

 

Aplicação em receitas. 

Quais receitas são mais desejadas pelo consumidor? Quais versões podem ser adaptadas para gerar maior viralização nas redes sociais? Quais ingredientes podem ser substituídos para ter uma composição nutricional melhor? Uso de ingredientes locais? Quais performam melhor nos atributos de praticidade, visual para foto e preço?

 

Argumentos nutricionais para vendas. 

Quais argumentos de nutrição podem ser utilizados, inclusive com endosso de especialistas, para o seu time de vendas? E como podemos influenciar o canal, além da comercialização, para dar destaque ao produto mais saudável em questão?

 

Ações em ponto de venda com marketing nutricional. 

É fato que todo produto com degustação no ponto de venda, tem vendas aumentadas. E se esta ação for mais consultiva e educar o consumidor, ou no lugar da degustação? Já tivemos tanto resultado com isso na Equilibrium Latam que contratamos nutricionistas tanto para marcas, quanto para rede de supermercados que querem aumentar a credibilidade da sua marca própria, ou de uma área diferenciada como espaços saudáveis ou a área de orgânicos.  Agora, com o mundo “Figital” é possível integrar o ambiente físico e digital com conteúdo e especialistas sem um consultor disponível presencialmente.

 

Conteúdo nutricional adaptado para diferentes canais. 

Os argumentos nutricionais precisam ser transparentes, embasados, éticos e também gostosos de ler, de acordo com a característica de cada canal. Como trazer os benefícios, ou seja, a ciência por trás da marca, para os nutricionista e médicos? Como adaptar esse conteúdo para ser utilizado pela assessoria de imprensa? 

 

Comunicação com nutricionistas, médicos e outros profissionais da área da saúde. 

Hoje no Brasil, são 158 mil nutricionistas que opinam em seus consultórios, grupos nutricionais e sobretudo nas redes sociais e outros veículos de comunicação sobre saúde e bem estar. Você conversa com estes profissionais? Tem as mensagens e materiais em formatos adequados? Está nos canais em que o profissional está? Vai até o seu consultório? Isso tem trazido resultados em construção de marca e vendas? 

Segundo dados internacionais do IFIC (International Food Information Council) os nutricionistas e profissionais de saúde são a fonte mais crível de informações sobre escolhas alimentares. E 55% dos americanos tem neste profissional, atrás apenas de família e amigos, a principal fonte de informação quando o assunto é alimentação. 

 

Como está a sua atuação como marca em todas estas e outras frentes do marketing nutricional? Como a consultoria nutricional pode te ajudar a ter um marketing nutricional de impacto?

O expertise interno com o time de nutricionistas e o trabalho com múltiplas categorias ao longo dos anos, traz para a Equilibrium metodologias de trabalho de sucesso. 

A visão estratégica, o alinhamento com a marca e o cruzamento da ciência com o mercado e o comportamento do consumidor são a espinha dorsal do trabalho em marketing nutricional que realizamos.

 

Após o entendimento dos desafios e objetivos, traçamos um passo a passo, com ações que fazem sentido para o momento da marca, com o conteúdo assertivo para o canal e público. E no caso dos nutricionistas, com um mailing e canais que trazem resultados.

 

Venha conversar conosco!
Carol Martinelli


0 Comments

Leave A Comment

Deixe uma resposta