Nos dias 20 e 21 de setembro ocorreu em São Paulo a 4° edição da feira in-cosmetics Latin America. Uma plataforma única de negócios exclusivamente dedicada a matérias-primas para a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Os visitantes puderam acompanhar novidades exclusivas e tendências de mercado importantes para a tomada de decisão em seu negócio.

Um dos destaques da feira foi a apresentação feita pela Euromonitor International de um relatório inédito e exclusivo sobre o mercado de beleza masculina na América Latina, que apresentou de 2011 e 2016 um aumento sustentável e movimentou cerca de US$10 bilhões no ano passado, com perspectiva de 27% até 2021. Já a Mintel, apresentou as principais tendências para o setor e ressaltou que a grande protagonista das inovações de produtos está relacionada a proteção solar, já que o Brasil é o terceiro maior mercado de cuidados com o sol do mundo. Oportunidades em produtos antipoluição, com ingredientes naturais e os neurocosméticos (que promete efeitos físicos e emocionais na pele) devem estar no radar das empresas.

Durante a feira, houve também o Prêmio ITEHPEC de Inovação, conferido pelo Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec), que reconhece as práticas inovadoras dos fabricantes de ingredientes para as indústrias do setor. A Silab foi premiada na categoria Ouro, pelo desenvolvimento do Hairgenyl (um derivado da levedura Pichia que age nos três mecanismos reguladores do recrescimento capilar),  a Clariant foi premiada na categoria Prata, pelo desenvolvimento do Eosidin (desenvolvido para proteger a pele dos danos causados pela poluição em ambientes internos) e a Lipotec foi premiada na categoria Bronze pelo desenvolvimento do REPROAGE™ peptide (reprograma a pele graças à epigenética).

Fonte: Investimentos e Notícias / ABIHPEC