Entusiasta da alimentação saudável, o fotógrafo espanhol Antonio Rodríguez Estrada tomou a iniciativa de divulgar imagens em que “revela” produtos industrializados com quantidades escondidas de açúcar usando uma unidade familiar e compreensível para todos: o cubo de açúcar.
“O SinAzúcar.org pretende visualizar o açúcar oculto nesses alimentos processados de uma forma simples e gráfica para que possam ser facilmente compartilhados por meio das redes sociais. É meu grãozinho de areia para melhorar os hábitos de consumo” afirma o fotógrafo que recentemente finalizou um curso nutrição esportiva.
Embora a ideia do SinAzucar não seja inédita, o site apresenta duas novidades: os produtos são vendidos no mercado espanhol e as imagens imitam a estética publicitária com a qual costumam ser anunciados. Rodríguez Estrada começou postando fotos de produtos com grandes quantidades de açúcar, tais como bebidas açucaradas, mas então percebeu que os alimentos que mais surpreendiam eram aqueles nos quais este ingrediente é mais inesperado, como um molho de tomate ou iogurte para bebês.
Para calcular a quantidade de açúcar, o fotógrafo utiliza a informação fornecida pelo próprio fabricante no rótulo. No caso de alimentos mais genéricos como torradas, bolo de queijo, donuts de chocolate ou doces, escolhe uma marca de referência e aplica o mesmo padrão. Cada um dos cubos de açúcar das fotos pesa quatro gramas.
Para conhecer o site, acesse o link.
FONTE: EL PAÍS