O consumo de café passou da xícara quente e da clássica bebida energética estilo Red Bull, para um ingrediente de snack bebidas prontas e até mesmo alimentos para esportes. Isso, graças aos millennials, que desejam aproveitar os benefícios históricos da bebida, porém, em novos formatos.

Nos EUA, por exemplo, 68% dos jovens entre 18 e 34 anos, consomem café de dose única (em garrafas ou latas), comparado a 43% do total de adultos. No Reino Unido, 67% dos jovens entre 18 e 24 anos dizem que o café refrigerado é uma boa alternativa às bebidas açucaradas (New Nutrition Business, 2019). Aqui no Brasil, segundo a Euromonitor, o consumo total de café em 2018 foi de 7,3 milhões de toneladas, tendo vendido em volume o equivalente ao Canadá e EUA juntos. Além disso, o brasileiro consumiu em média 839 xícaras no ano passado, mais do que cinco vezes a média mundial. Números muito expressivos para a categoria.

Já a pesquisa “Global Consumer Lyfestyle” conduzida pela Euromonitor em 2017 (n= 28.487) com consumidores de dez países, mostrou que 40% dos consumidores brasileiros preferem gastar o seu dinheiro com experiências do que com coisas. Ou seja, a demanda de novos formatos para uma bebida familiar, é fortalecida pelos números e lançamentos nesta categoria. Veja abaixo alguns cases:

Alemanha: Volvic Coffee da Danone Waters – água mineral natural com uma pequena dose de infusão de café orgânico (cerca de 2% em volume) e sabor de fruta. Adoçado com açúcar orgânico, o produto está disponível em três sabores: mocha e limão, robusta e groselha e arábica e maracujá-lichia. Todas as variedades são livres de conservantes, sabores artificiais ou adoçantes.

 

 

 

 

Brasil: Alma Café da b.eat – extraído a frio, a bebida é refrescante, doce, mas sem açúcar, adoçantes, ou qualquer tipo de conservante.

 

 

 

 

Brasil: Nescafé Smoovlatté da Nestlé – chocolate com café. Basta misturar com leite. Disponível nas vesrões Chocotino e Chocomelo

 

 

EUA: Dunkin’ Donuts Iced Coffee da Coca-Cola e Dunkin’ Donutts – café pronto para beber nas versões Espresso, French Vanilla, Mocha e Original.

 

 

Seja em formatos ou sabores, é preciso inovar para não ficar para trás. Marque um café (bem propício para o tema!) conosco para apresentarmos à você nossos serviços no pilar inovação 😊

Fonte: New Nutrition Business