Blog

06 julNutrição personalizada – tendência e cases


O mercado de nutrição personalizada está se consolidando e deve atingir US$ 16,4 bilhões até 2025 (Markets and markets, 2020). 

Não é de hoje que ouvimos sobre produtos voltados para nutrição personalizada, ou seja, alimentos, suplementos e serviços que atendem às necessidades específicas de acordo com o estilo de vida e informações de saúde de um indivíduo. Entretanto, embora ainda sejam acessíveis a poucos, estão se multiplicando e se diversificando, indo dos formatos mais simples como questionários e sugestão de kits de refeição, aos mais tecnológicos com coleta de amostras de sangue como veremos a seguir. Este mercado, que deve atingir globalmente US$16,4 bilhões em 2025, é a próxima tendência que irá decolar e merece a atenção de quem está a frente das inovações na sua empresa.

Confira abaixo como esse mercado pode se adaptar de soluções mais básicas até as mais tecnológicas.

Nutrição baseada no estilo de vida e preferências

Grande parte das empresas que se aventuram pela nutrição personalizada começam por aqui. Produtos pré segmentados de acordo com metas de saúde dos consumidores, como perda de peso, performance esportiva ou aumentar a energia são uma forma de fazer com que as pessoas se sintam especiais, ou seja, irão encontrar ali um produto que atenda aos seus objetivos.

Pronto Light (BR): plataforma de delivery de comidas saudáveis e congeladas que nasceu da necessidade do próprio fundador em consumir uma dieta individualizada, feita para seus objetivos e de fácil acesso. Assim, hoje a Pronto Light conta com um extenso portfólio de kits e dietas personalizadas, como dietas detox, cetogênica, hipertrofia masculina, low carb e hipocalórica.

Lean Cuisine (EUA): marca americana de refeições congeladas que conta com portfólio categorizado para cada tipo de dieta. Nutri bowls, Protein Plus, 280g e 375g são as categorias trabalhadas pela marca, oferecendo opções que adequem ao estilo de vida individualizado de cada consumidor. 

Gatorade Gx Sweat Patch (EUA): A Gatorade, marca de bebidas esportivas, lançou um adesivo descartável que mede a taxa de suor e sódio liberados durante a prática de exercícios físicos. Após o uso, o adesivo pode ser escaneado pelo aplicativo próprio do produto e um perfil individual e ideal de hidratação será recomendado ao consumidor. 

Suplementação personalizada via questionário 

De forma mais básica, os consumidores geralmente completam questionários user friendly e bastante intuitivos com suas preferências, práticas e objetivos alimentares, bem como sexo, idade, prática de atividade física e até qualidade do sono. A partir daí, recomendações de mix de vitaminas e minerais, incluindo em alguns casos outros ingredientes como canela, cúrcuma ou camomila podem ser feitos.

Oh minhas vitaminas! (BR): Pack de vitaminas personalizado via questionário digital, com opção de ultra personalização através de testes de DNA​ 

Take Care Of (EUA): Recomendação personalizada por meio de questionário que avalia objetivos específicos, estilo de vida e questões de saúde. Entrega realizada em embalagem clean, em sachês contendo o mix de cápsulas diário​.

Vitamine-se (BRA): A Vitamine-se é uma marca brasileira que utiliza a inteligência artificial para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa. A recomendação dos suplementos é feita com base em informações coletadas através de um Quis desenvolvido em parceria com nutricionistas. 

Suplementação via coleta de amostras 

Contando com um apoio clínico e científico mais robusto, outras empresas aliam as respostas de questionários ao rastreamento de dieta, exames de sangue e análise de microbiota para fazer recomendações. 

Ditto (Suíça): Envio de amostra de sangue e suplementação personalizada entre 15 vitaminas e minerais disponíveis na plataforma.

Bioma 4 me (BRA): Por meio de sequenciamento do microbioma, faz a sua interpretação clínica a fim de prevenir e tratar doenças, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida​.

Zoe (EUA): A startup Zoe afirma aprender como o organismo dos participantes respondem a diferentes alimentos baseados em resultados de kit de testes que analisa o microbioma e alterações dos biomarcadores sanguíneos.

O cenário atual e futuro da nutrição personalizada é empolgante e as possibilidades de desenvolvimento são infinitas, sejam para suplementos, refeições ou alimentos. Para finalizar, deixo uma reflexão. Colocando a ciência de lado, vale lembrar que a comida também tem um significado sociocultural, ou seja, devemos lembrar que a comida reúne as pessoas, nos traz alegria e contribui para a criação de memórias. Portanto, vamos usar a ciência a nosso favor, atendendo às nossas individualidades, mas sem esquecer dos significados que a comida possui.  

No nosso relatório QTrends 2022-2023 abordamos as 16 principais tendências do mercado de alimentos, bebidas e suplementos e aprofundamos sobre a tendência Nutrição personalizada no bloco Robôs que alimentam. Converse com o nosso time para conhecer mais sobre o relatório, basta responder esse e-mail.

Assista ao Webinar de Lançamento do Qtrends

Baixe aqui o 1° Infográfico sobre Contexto

 


0 Comments

Leave A Comment

Deixe uma resposta

<textarea name="ak_hp_textarea" cols="45" rows="8" maxlength="100" style="display: none !important;">