As movimentações no mercado plant based não param. Desta vez, dois grandes players, a produtora de carne bovina Marfrig e a fabricante de ingredientes Archer Daniels Midland (ADM), se uniram para produção e venda de produtos de proteína vegetal no Brasil.
A ADM será responsável pelo fornecimento da principal matéria-prima necessária, enquanto a Marfrig produzirá, distribuirá e venderá os produtos nos canais de food service e varejo. Os primeiros hambúrgueres de origem vegetal – que prometem ter o mesmo sabor e textura da carne bovina – produzidos a partir desta parceria, chegam ao mercado brasileiro até o final deste ano. Segundo a Marfrig, esses produtos à base de plantas terão uma marca específica. Nesta primeira fase do lançamento, os produtos serão fornecidos aos clientes de food service antes de serem disponibilizados nos canais de varejo.
De acordo com uma pesquisa publicada pelo Good Food Institute (GFI), e realizada em parceria com a Plant Based Food Association (PBFA), o mercado varejista de alimentos à base de plantas já está movimentando 4,5 bilhões de dólares só nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pelo New Nutrition Business (NNB, 2019), mostrou que 27% dos consumidores brasileiros estão reduzindo o consumo de carne bovina.
Um mercado repleto de oportunidades para empresas que querem dar aos consumidores o poder de escolha.
Fonte: Foodbev