O Instituto Qualibest divulgou recentemente uma pesquisa onde mostra o perfil dos consumidores de vitaminas, suplementos no Brasil. Participaram da pesquisa 1863 pessoas  maiores de 18 anos, das classes ABC que costumam ingerir vitaminas ou suplementos alimentares, como multivitamínicos e suplementos para beleza.

Cerca de 66% dos respondentes praticam atividade física, dentre estes 69% se exercitam três vezes ou mais por semana. O cuidado com a alimentação também aparece na pesquisa, 66% tentam ingerir frutas ou verduras e 41% levam comida feita em casa para o trabalho. Mesmo com esse cuidado, 51% concordam que vitaminas e suplementos são suficientes para atender as necessidades alimentares. Quando questionados sobre a fonte de informação sobre esses produtos, a recomendação profissional aparece em primeiro lugar, sendo o clínico geral e a nutricionista os profissionais mais procurados, com 39% e 31% respectivamente. No entanto, na hora de decidir qual marca comprar, 7% (na maior parte mulher) tem as blogueiras fitness como inspiração.

Alguns motivos foram citados pelos respondentes para justificar o consumo desses produtos, como combate ao cansaço, fortalecimento dos cabelos e reposição de vitamina D, com 41%, 21% e 21% respectivamente. Dentre os produtos mais consumidos aparecem a vitamina C (60%), ômega 3 (32%), vitamina D (27%) e multivitamínicos (25%).

Fonte: Instituto Qualibest