Blog

18 maioSnacking: novas ocasiões e ritmos alimentares


 Estamos petiscando mais do que nunca e a definição do que é um snack e quando ele deve acontecer está evoluindo.

Com a constante mudança em nossos ritmos e com o estilo de vida híbrido que veio para ficar, os hábitos alimentares também foram remixados. Eles estão mais fluidos, as pessoas gastam menos tempo na preparação dos alimentos, dando mais espaço para os snacks, que ganham novos momentos e formas de consumo. De acordo com o relatório State of Snacking, publicado pela The Harris Poll e Mondelez International em janeiro de 2022, para 82% das pessoas os snacks servem a propósitos diferentes seja qual for ocasião ou fase da vida em que estão. Além disso, 64% dos consumidores globais preferem fazer várias pequenas refeições ao longo do dia em vez de duas grandes. Ou seja, oportunidade é o que não falta para as indústrias de alimentos e bebidas!

Se você nos acompanha há algum tempo, sabe que a tendência dos snacks já faz parte da Q Trends, relatório de tendências para o mercado de alimentos e bebidas, desde 2018. Entretanto, em 2022 ela segue firme e forte, porém repaginada e com mais possibilidades, que vão do indulgente ao saudável, da geração Z à Geração X. Do mesmo modo, os snacks podem satisfazer uma amplitude de desejos, como ajudar no controle de peso, dar mais energia ou relaxar, como veremos adiante.

“Se uma versão do seu produto em formato de snack ainda não faz parte da sua estratégia, você deveria voltar atrás e reescrevê-la” (New Nutrition Business, 2021)

Praticidade é a motivação unânime 

Antes de mais nada, não podemos falar em snacks sem falar em praticidade, já que para 91% dos consumidores pesquisados conveniência é o principal motivador para a escolha de um snack, ficando à frente de frescor (89%), indulgência (85%) e saudável (84%).

As gerações e os snacks – motivações não compartilhadas

Aprofundando nas diferentes gerações, vemos que os snacks são democráticos e atendem às diferentes motivações das pessoas. Por exemplo, os consumidores da Geração Z são mais propensos a consumir snacks para aliviar a ansiedade (86% vs 76% de todos os consumidores) e o tédio (79% vs 69% de todos os consumidores), enquanto os millennials são os mais prováveis ao snack para atender às suas necessidades nutricionais (85% vs 78%) e finalmente, a Geração X cita o conforto como o principal motivador na busca pelos snacks.

Blissful – Essential Nutrition– Uma bebida que reúne ingredientes para promover mais energia, como chá-verde, guaraná, vitaminas do complexo B, l-carnitina e coenzima Q10. 

For Me – Ambev – Shots de 100 mL voltados para energia, relaxamento e imunidade.

Chá Relax Time – Linea – Chá solúvel em sachês e formulado com ingredientes naturais, como maracujá, capim limão, camomila, erva-cidreira e cúrcuma em pó. Vem com a proposta de proporcionar relaxamento em um formato prático.

Gummies – Candy Can(EUA) – Gummies funcionais à base de plantas, formuladas com ingredientes nootrópicos, a depender da versão (foco ou sono), como l-theanina, alfa GPC e extrato de erva-cidreira.

Ateliê (BR) – Marca se reinventou e hoje traz um portfólio diversificado, incluindo bowls de saladas, sucos, paninis, sanduíches minis e o mais recente lançamento Snack Leve (sticks de vegetais com molhos, como homus e molho de iogurte).

The Roberts Hybrid Breakfast Snacks (UK) – produtos como o Pangel (um híbrido de panqueca e bagel), o Brookie (um pão de brioche com cookie) e os pães de mingau que são um mingau em uma versão fácil e prática de comer.

Smothie Cubes – Evive(CAN) – Cubos de smoothies de frutas instantâneo. Sem a necessidade de utilizar o liquidificador, basta colocar em algum recipiente com líquido e mexer.   

Oreo Thins Extra Stuf ​(EUA – Lançamento Jan, 2022 – Mais fininha, mas com mais recheio, 42 calorias por bolacha.

Seja qual for o mood da sua marca, as chances de sucesso ao se investir em um produto em formato de snack seguem altas. Nós da Equilibrium unimos tendências, embasamento científico e a opinião de profissionais de saúde para cocriar produtos e validar protótipos antes de serem lançados, contribuindo para uma inovação mais assertiva. Converse com o nosso time!


0 Comments

Leave A Comment

Deixe uma resposta

<textarea name="ak_hp_textarea" cols="45" rows="8" maxlength="100" style="display: none !important;">