A Colgate, nos Estados Unidos, encontrou uma maneira de tornar a embalagem de creme dental reciclável, por meio de um novo design em desenvolvimento há mais de cinco anos, com reconhecimento da Associação de Recicladores de Plásticos da América do Norte, que define as diretrizes de reciclagem para a região.

Os tubos atuais são feitos de folhas de plástico (de diferentes combinações) laminado, muitas vezes espremido em torno de uma fina camada de alumínio, que protege o sabor e o flúor do creme dental. Essa mistura de materiais é comprimida em um único filme, o que impossibilita a reciclagem por meio de métodos tradicionais. Toda essa produção, gera um descarte de 20 bilhões de tubos anualmente em todo o mundo.

O novo tubo reciclável é feito com polietileno de alta densidade (PEAD), a empresa realizou diversos testes, utilizando de seis a vinte camadas do material, até encontrar o equilíbrio, que permitisse às pessoas espremer confortavelmente toda a pasta de dente, proteger a integridade do produto e atender às altas demandas de produção. O resultado é um produto que pode ser classificado como material reciclável, além disso, pode ser separado com garrafas plásticas e ser reaproveitado após a reciclagem.

As novas embalagens têm previsão de lançamento nos EUA em 2020. A empresa tem o objetivo de utilizar os novos tubos em toda a sua produção mundial até 2025, quando todos os sus produtos terão embalagem 100% recicláveis. Além disso, a Colgate faz parte da iniciativa Loop para embalagens reutilizáveis e recarregáveis.

Fonte: Cosmetic Innovation