Vivemos, atualmente, uma verdadeira revolução em toda a cadeia de alimentos. Desde o plantio até o descarte de resíduos de alimentos, temos assistido a várias mudanças que movimentam e fragmentam o mercado de maneira nunca vista antes. Tanto startups como grandes indústrias correm para atender um consumidor com escolhas cada vez mais holísticas. É neste momento que chega a edição do relatório de tendências em alimentos e bebidas QTrends 2020.

Para compreender e interpretar as tendências que, de fato, terão impacto no seu negócio, reunimos neste documento as informações mais relevantes de mais de 20 relatórios sobre nutrição, saúde, ingredientes, gastronomia, comportamento, marketing e comunicação digital.

Também estudamos as recentes descobertas da ciência e publicações científicas da área que se referem às influências e consequências da alimentação na saúde das pessoas. Ainda, acompanhamos de perto os principais eventos e congressos científicos, os lançamentos e as ações de marcas em pontos de venda no Brasil, no México e nos Estados Unidos.

Observamos também o comportamento do consumidor nas redes sociais de forma crítica e imparcial. Além, claro, dos projetos de inovação e comunicação no segmento de saúde e nutrição que realizamos. Com este imenso repertório em mãos, chegamos a 12 tendências, divididas em quatro pilares principais: ser humano, comida, tech e contexto.

O ser humano é o foco central e que norteia todas as demais tendências deste relatório: a pessoa que adquire e/ou consome produtos que representam sua identidade, seus objetivos e estilo de vida. Sim, nós o despimos de rótulos, seja ele consumidor, usuário, visitante ou shopper (quem compra produtos que não são para seu próprio uso, por exemplo um alimento para alguém da família).

Quando falamos de escolhas alimentares, sabemos que a leitura das tendências é ainda mais complexa, pois a relação do indivíduo acontece não apenas com a comida em si, mas também com a sua produção, seu processo e sua distribuição. Além disso, é preciso considerar a intersecção com a tecnologia, constante e de rápida evolução em um contexto que muda a todo instante. Ao mesmo tempo, quando e como se come trazem à tona o resgate de raízes e origens.

Por tamanha complexidade das relações e dos anseios humanos, a identificação e a leitura correta das tendências torna-se fundamental na estratégia do seu negócio. Justamente por isso, é importante ter em mente que as tendências não surgem de um dia para o outro: elas são, na verdade, padrões de comportamento que se repetem continuamente. Tenha consciência de que não se referem a previsões futurísticas, mas, sim, são demandas atuais e ofertas de mercado que já existem no presente e que ganharão mais destaque e força no futuro.

Dessa forma, detectamos 12 tendências de impacto para o mercado brasileiro, considerando o histórico e o comportamento do consumidor nacional. Além de trazer o ser humano como pilar central e conexão, reorganizamos e renomeamos as tendências. Confira quais são os quatro pilares principais e suas tendências:

  • Ser humano: para entender e descrever toda a complexidade e relação do ser humano com a comida, escolhemos três aspectos que possuem forte influência nas suas escolhas e estão fortemente relacionados ao demais pilares: “Sentidos”, “Qualidade de Vida” e “Identidade”;
  • Contexto: quando, onde e como se come tem ganhado importância e atenção das pessoas. Neste pilar, trazemos as tendências “Ritmos Remixados”, “Biozonas de Marca” e “Comunicação”;
  • Comida: embora todo o relatório aborde este tema, aqui descrevemos as tendências fortemente relacionadas ao processo, à saúde e à nutrição do ser humano. São elas: “A Nova Nutrição”, “Ecossistemas” e “Chef to Shelf”;
  • Tech: um pilar inteiro para tratar da influência da tecnologia em toda a cadeia de alimentos e saúde, trazendo mais agilidade e personalização para os consumidores. As tendências “Biohacking”, “E-shopping” e “Alimento Cognitivo” trazem os avanços da área neste contexto tão plural que envolve a comida.

Clique aqui e baixe os infográficos. Entre em contato conosco para conhecer as condições especiais para a compra do relatório + palestra direcionada ao seu negócio. 🚀🎯