No último dia 04.04 aconteceu a 2ª edição do BHB (Building Healthier Brands) Suplementos e Nutracêuticos, um fórum com as últimas tendências e inovação sobre saúde, marketing e nutrição, direcionado para o segmento farmacêutico e de suplementos. Reunimos mais de 180 pessoas (o triplo do público da edição anterior realizada em abril de 2018), entre profissionais de marketing, P&D, assuntos regulatórios, nutricionistas e empreendedores do setor.

O tema do evento foi “Suplemento e Alimento: uma visão ampla da tecnologia, comunicação e ciência” e contou com participações de importantes nomes no assunto.

A primeira palestra foi apresentada pela Roberta Schmidt Zanini – Gerente de Consumer Insights e Marketing Effectiveness na GFK, que trouxe o cenário atual do consumidor de suplementos, considerando aspectos como classe social, saúde e escolaridade. Dentro desse contexto, foram apresentadas benchmarks de sucesso e as barreiras enfrentadas no mercado brasileiro através da preocupação com valor desembolsado e o custo benefício que será atribuído, tornando os consumidores cada vez mais exigentes e com maior entendimento sobre o assunto, preocupando-se cada vez mais com a sua saúde. O brasileiro é o que mais tem interesse por alimentos saudáveis (70%), ficando a frente da América Latina (66%) e a média global (61%). É também o público que mais evita alimentos processados (86%), enquanto a média global é de 73%.

Roberta Schmidt Zanini - Gerente de Consumer Insights e Marketing Effectiveness na GFK

Roberta Schmidt Zanini – Gerente de Consumer Insights e Marketing Effectiveness na GFK

No segundo momento do evento, contamos com a presença da nossa CEO, Cynthia Antonaccio, que levantou questionamentos sobre a forma que interpretamos nossos consumidores atualmente, necessitando nesse momento, de um maior cuidado e atenção com o humano e menor foco apenas nas questões biológicas. Com o ser humano no centro, Cynthia apresentou três áreas que se conectam à ele, com tópicos atuais para entender as tendências atuais:

Tecnologia: #biohaking e #blockchain

Suplementos: #formatos #ingredientes e #comunicação

Contexto: #quando #onde e #como

Cynthia Antonaccio - CEO Equilibrium Latam

Cynthia Antonaccio – CEO Equilibrium Latam

Em seguida, nossa diretora, Carolina Godoy falou sobre Food4Beauty, com dados sobre o crescimento do segmento nos últimos anos, que deve chegar a US$278,02 bilhões até 2024 e as diferentes formas de venda dos produtos. Destacando os públicos-alvo que se destacam entre os compradores e usuários de suplementos, mostrando a relevância da mulher em todos os públicos.

Carolina Godoy - Diretora Equilibrium Latam

Carolina Godoy – Diretora Equilibrium Latam

Após o intervalo, realizamos um talk show para discutir os desafios de inovação e comunicação das indústrias do setor, que contou com a participação da Gerente de Produto da Nutrify, Aline Goetter, o Gerente de P&D e Assuntos Regulatórios da Sanavita, Andréa Frias, a Diretora de Negócios Estratégicos da AQIA, Inês Bloise, o Sócio da Puravida, Adrian Franciscono e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Hypera Pharma, Marcos Miazzo. A conversa foi mediada pela Cynthia Antonaccio, e foi dividida em dois momentos: o primeiro trouxe questões a respeito dos desafios sobre inovação, onde foi discutido a importância dos setores regulatórios e de marketing trabalharem juntos, assim como a importância de parceiros, com a indústria de ingredientes que traz o seu forte conhecimento sobre a tecnologia e as últimas tendências em insumos para as empresas. Na segunda parte, foi discutido as questões em torno da comunicação dos produtos, foi levantada a importância da conceituação médica sobre os produtos e a forma de comunicar a história e os benefícios de um determinado produto podem fazer a diferença para o consumidor. Ao final, a plateia teve oportunidade de fazer perguntas aos participantes, que assim como durante toda a discussão, foram generosos e inspiradores ao compartilhar suas experiências com todos.

Talk Show - Desafios de inovação e comunicação das indústrias do setor

Talk Show – Desafios de inovação e comunicação das indústrias do setor

Para finalizar, o Head Comercial do Mundo Verde & Natue, Leonardo Lima, trouxe informações sobre a estruturação da empresa e como ao longo dos anos veio fortalecendo o sucesso atual. Além disso, trouxe dados de consumidores, como o fato de 52% dos consumidores da rede optarem pela loja por conta da qualidade e 64% devido a grande variedade de chás e ervas. Leonardo destacou também a importância da naturalidade e praticidade no momento da compra e os benefícios que eles estão trazendo ao consumidor de acordo com as necessidade que surgem no mercado.

Leonardo Lima - Head Comercial Mundo Verde & Natue

Leonardo Lima – Head Comercial Mundo Verde & Natue

Na parte da tarde, realizamos o Workshop Degustação Metodologia FourFactors® para apresentar ao mercado este sistema de inovação baseado em metodologia específica e técnicas de design thinking. Tivemos a participação de profissionais de diversas áreas das indústrias de alimentos e suplementos. Através de dinâmicas, mostramos como esta metodologia, criada pelo Peter Wennstrom fundador do Healthy Marketing Team é interativa, acionável e inspiradora, voltada ao consumidor e à marca. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais.

Workshop Degustação Metodologia FourFactors®

Workshop Degustação Metodologia FourFactors®

Tanto o BHB quanto o Workshop FourFactors® aconteceram dentro da WellFood Ingredients, uma das feiras mais importantes do segmento natural e funcional, que contou com a presença de importantes players do mercado.

No dia 24.10 realizaremos a 9ª Edição do BHB Alimentos e Bebidas. Reserve a data na sua agenda e programe-se para participar da maior e melhor edição de todos os tempos 😉.